12 filmes e documentários sobre festivais de música

Sejam reais ou fictícios, os festivais de música rendem boas histórias para serem contadas e revividas através de filmes incríveis. De clássicos, como Woodstock, a eventos mais recentes, confira 12 filmes e documentários para curtir um festival diretamente da sua casa.

 

THIS WAS TOMORROW (2015)

Dirigido por Wim Bonte e lançado no ano de comemoração de 10 anos do Tomorrowland, o documentário reúne imagens das edições do festival em 3 países: Bélgica, EUA e Brasil, mostrando toda sua trajetória até se tornar o maior festival de música eletrônica do mundo.

Todos esses momentos inesquecíveis e muitos outros — como o encontro com Ban Ki Moon, secretário-geral da ONU - foram imortalizados neste filme, estrelando a comunidade internacional do Tomorrowland e seus DJ's, dentre eles David Guetta, Armin van Buuren, Steve Angello, Steve Aoki, Pete Tong e Dimitri Vegas & Like Mike.

Onde assistir: Google Play, Apple TV e YouTube


I'LL SLEEP WHEN I'M DEAD (2016)

Dirigido por Justin Krook, I'll Sleep When I'm Dead conta a história de um dos DJs mais eminentes da atualidade: Steve Aoki. No período que antecedeu o maior show de Aoki em sua carreira, este documentário introspectivo examina a força motriz por trás de sua paixão: seu pai, Rocky Aoki, showman ousado, fundador da Benihana e maluco profissional.

A história é repleta de dramas envolvendo racismo, problemas com álcool e drogas, mortes e perdas e Steve não se coíbe ao relatar momentos de fragilidade, demonstrando ser muito mais que uma pessoa que resumimos a um DJ "que joga bolo na cara das pessoas".

Onde assistir: Netflix


ACONTECEU EM WOODSTOCK (2009)

O primeiro filme hollywoodiano do diretor And Lee depois de Brokeback Mountain conta como surgiu o festival que entrou para a história e reuniu pessoas e ideais de todos os credos e cores, tocou milhões de almas com sua utopia psicodélica de liberdade e igualdade.

Quando Jimmy Hendrix, Janis Joplin, The Who e mais 500 mil pessoas reuniram-se numa fazenda no interior do estado de Nova York para o maior show da história, não imaginavam o que levara o evento a ser realizado. 

O ano é 1969 e o jovem Elliot Tiber (Demetri Martin) abandona sua carreira em Nova York para ajudar os pais a administrar o pequeno hotel da família no interior, que está falido e prestes a ser confiscado pelo banco. Ao ouvir boatos de que um festival de música hippie teve sua licença cassada numa cidade vizinha, Elliot decide oferecer a propriedade aos produtores, para salvar os negócios da família. Três semanas depois, meio milhão de pessoas aparecem para uma celebração que definiria os rumos de uma geração e influenciaria a cultura popular de forma definitiva.

Onde assistir: Google Play, Apple TV, YouTube e Amazon Prime Video


WOODSTOCK - 3 DIAS DE AMOR, PAZ E MÚSICA (1970)

Mais uma produção sobre o festival Woodstock, considerado um grande marco da história do rock e do movimento hippie nos Estados Unidos.

Este documentário, dirigido por Michael Wadleigh, retoma as lembranças e memórias daqueles que frequentaram os três dias de paz e música, bem como mostra imagens reais da produção: montagem à limpeza. Além disso, é possível ter um gostinho de como foram as apresentações icônicas de Jimi Hendrix, Janis Joplin, Joan Baez, Crosby, Stills and Nash e muitos outros ícones de uma geração.

Onde assistir: Apple TV


WHAT WE STARTED (2017)

Apresentando um poderoso elenco de estrelas da música eletrônica como Carl Cox, Erick Murillo, Paul Oakenfold e Martin Garrix, o documentário com trechos dos principais festivais do mundo explora reflexões sobre o passado, o presente e o futuro da música eletrônica, incluindo uma visão de uma indústria amplamente incompreendida e bem isolada em seu caminho para a dominação global. 

Onde assistir: Netflix e Apple TV


SUMMER OF SOUL (2021)

Summer of Soul (ou quando a revolução não pode ser televisionada) é um emocionante filme musical, sendo parte documentário, parte registro histórico, criado em torno de um evento épico que celebrou a história, cultura e moda negra nos Estados Unidos: o lendário Festival Cultural Harlem. 

Ao longo de seis semanas no verão de 1969, a apenas 160 quilômetros ao sul de Woodstock, o Harlem Cultural Festival foi filmado no Mount Morris Park (agora Marcus Garvey Park). O filme captura um empolgante momento cultural nos Estados Unidos, embora subestimado historicamente. Entrevistas com artistas que participaram do evento são intercaladas com apresentações de shows nunca antes vistos de Stevie Wonder, Nina Simone, Sly and the Family Stone, Gladys Knight and the Pips, Mahalia Jackson, B.B. King, The 5th Dimension e muitos outros.

Onde assistir: Star+, Disney+, Apple TV e Hulu.


O BARATO DE IACANGA (2019)

Dirigido por Thiago Mattar, O Barato de Iacanga conta a história pouco conhecida do que foi provavelmente um dos maiores eventos da música brasileira: o Festival de Águas Claras, um lendário encontro ao ar livre que aconteceu na cidade de Iacanga, no interior de São Paulo e, fazendo sucesso entre a década de 1970 e de 1980, ficou conhecido por muitos como o Woodstock brasileiro.

O evento contou com os mais importantes nomes da nossa música, como Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Luiz Gonzaga, Sandra de Sá, Raul Seixas, Alceu Valença e João Gilberto.

O documentário retoma as três edições do festival a partir de depoimentos de produtores e artistas, bem como um riquíssimo acervo de imagens de arquivo com shows históricos e bastidores que relembram a trajetória que tornou o evento um símbolo da contracultura no país.

Onde assistir: Netflix


TROPICÁLIA (2012)

Tropicália é um retrato de um dos movimentos mais marcantes na cultura brasileira, o Tropicalismo, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil no final dos anos 1960. O documentário resgata suas raízes, vertentes e ícones em uma fase na história do Brasil em que a cena musical fervilhava e os festivais revelavam novos talentos, ao mesmo tempo que sofria com a ditadura dos generais no poder.

Através de imagens de arquivos, o documentário traz material fotográfico, vídeos e programas de TV recuperados da época, bem como novas entrevistas com figuras centrais do movimento.

Onde assistir: Now, YouTube, Vivo Play e Oi Play.


HOMECOMING (2019)

O documentário acompanha a montagem de um dos maiores shows que o festival Coachella já recebeu: Beyoncé. Além de mostrar os bastidores do show e a intensidade de uma preparação para o festival, o documentário apresenta o processo criativo da artista, referência em performances criativas, coreografias, sincronia e músicas de sucesso, bem como sua busca pelo equilíbrio entre carreira e vida pessoal.

Onde assistir: Netflix


KYGO: LIVE AT THE HOLLYWOOD BOWL (2017)

O documentário mostra a preparação de Kygo, um dos grandes nomes da música eletrônica norueguesa, para o seu grande show no Hollywood Bowl - da chegada ao ensaio, da sala verde ao palco. Ao longo do caminho, ele se juntou com uma grande variedade de convidados especiais, incluindo Seal, G-Eazy, Parson James e Conrad Sewell e apresentou sucessos como Firestone, Stole the Show e Sexual Healing.

Onde assistir: YouTube, Google Play, Apple TV


PARAÍSOS ARTIFICIAIS (2012)

O filme nacional estrelado por Nathalia Dill e produzido por José Padilha acompanha o romance de três personagens em seus 20 e poucos anos que se encontram e se desencontram ao longo do tempo e amadurecem em um cenário musical caótico e com muitos estímulos substanciais. 

Em uma paradisíaca praia do Nordeste brasileiro, Shangri-La -- um enorme festival de arte e cultura alternativa é o pano de fundo de experiências sensoriais intensas que resultam em uma comovente história de amor e superação, o envolvimento de jovens de classe média no tráfico internacional de entorpecentes, intensas celebrações, conflitos e destinos cruzados pelo tempo.

Onde assistir: Globoplay e YouTube


FYRE FESTIVAL - FIASCO NO CARIBE (2019)

Por último, mas não menos importante, o documentário que bombou na mídia ao retratar os trágicos bastidores de um evento que tinha a ambição de se tornar o maior e mais luxuoso festival de música em uma ilha particular nas Bahamas, mas acabou se tornando um desastre completo. A produção explora desde a origem até o colapso do evento.

Onde assistir: Netflix