Visitamos a BCB São Paulo 2022

São Paulo, 23 de junho de 2022
 
 

Até um drink chegar na sua mão em uma festa ou bar, acredite, muita coisa aconteceu. Gin, Rum, Vodka, Whiskey, Cachaça, Saquê e até gelo tem seus sabores, receitas, fornecedores e propostas diferentes, que são consumidas, misturadas e trabalhadas dentro dos bares pelos bartenders e mixologistas, na busca por bebidas que sejam verdadeiras viagens de paladar para o consumidor. Por trás de cada drink e cada cardápio, existe toda uma história e uma cultura da coquetelaria que tem sido cada vez mais explorada e descoberta pelo público geral, e vem encantando muitas pessoas com a experiência proposta por um drink.

Pensando nesse público específico, dos artistas que trabalham na criação e renovação dessas receitas e propostas, em 2019 a feira BCB (Bar Convent Brasil), que já acontece desde 2007 em lugares como Alemanha e EUA, desembarcou no Brasil pela primeira vez. Agora em 2022, depois de 2 anos de pandemia, a feira voltou em à São Paulo, com o objetivo de inspirar a comunidade da coquetelaria no Brasil a continuar a se desenvolver por meio de novos negócios, compartilhamento de ideias, troca de experiências, conteúdo de alto nível, degustações e lançamentos.

Foram mais de 100 marcas e 60 palestrantes convidados aos 2 dias de evento híbrido, 21 a 22 de Junho no Expo Barra Funda. A feira, que hoje é reserva a profissionais do setor de bar e eventos, trouxe muitas novidades e algumas apostas bem interessantes nessa edição, que reuniu bartenders, fornecedores e labels de toda América Latina.

Destaque especial foi para o lado educacional. Durante a pandemia os cursos tiveram grande destaque no mercado digital brasileiro, e a própria feira montou, com curadoria de Marco de La Roche (diretor de educação do BCB), dois espaços de experiências: a área de Conteúdo, trazendo tendências, inspirações e negócios, e Bar Mentoring, voltada à habilidade prática para quem atua nos balcões.

A Campari também apostou em peso no lado educacional e trouxe um mega stand da Campari Academy, plataforma desenvolvida pela marca, 100% digital com conteúdos educativos que vão desde o treinamento base de produtos e coquetéis até uma imersão sobre as técnicas mais avançadas do mercado. Receitas, dicas de mixologia, palestras próprias e muitos Negronis foram o destaque do stand.

Grandes grupos como Diageo, que foi patrocinador do evento, e Pernod,não deixaram por menos: stands ousados, que trouxeram dentro de um mesmo espaço os diferentes conceitos das marcas que atendem como: Johnnie Walker, Buchanan's, Old Parr, White Horse da Diágeo e Lillet, Ramazzotti, Havana Club, Absolut, Beefeater, Ballantine's, Chivas, Jameson, The Glenlivlet; Monkey 47, Perrier-Jouet, e outros;

Cada stand costuma proporcionar uma experiência diferente, sempre regado à bons drinks, receitas inusitadas e muita diversão. O stand da Jack Daniels, por exemplo, tinha formato de barril e receitas especiais de Single Barrel Fizz e outros queridinhos como o Maracujack. Já a Beam Suntory, ganhou destaque com os stands do gin artesanal japonês ROKU, e além do gin de espírito mediterrâneo LARIOS, o gin número 1 da Espanha. Os patrocinadores Bacardi e Amázzoni não ficaram pra trás, com stands que apostaram em folhas, verdes e drinks cheios de especiarias delicadas e de primeira qualidade.

Super destaque também para o anúncio do ganhador do World Class 2022 Edição Brasil, maior campeonato brasileiro de coquetelaria. O ganhador foi Vinicius Demian, do Santana Bar, que é de ninguém menos que Gabriel Santana, ganhador não só do World Class Suíço em 2017, mas do Wold Class Brasil em 2019. Ou seja, bastão passado com muito sucesso!

Grandes nomes estrangeiros também marcaram presença, como Chula Bermaid, Georgia McDonnell-Adams e os grandes brasileiros da cena. Já a programação falou com todos os púbicos e gostos, inclusive stands de produtos como softwares de automação, destilarias, equipamentos de bar, bebidas gaseficadas, gelos especiais para drinks e muito mais.

Com dois dias de casa cheia, a BCB 2022 foi um sucesso de público e de execução. Mesmo que ainda hoje seja voltada aos profissionais do mercado, a primeira feira de coquetelaria do Brasil abre espaço e portas para uma maior descoberta e envolvimento dos brasileiros na coquetelaria. E você, qual seu drink preferido?